A mesa de luz é um componente essencial dentro da abordagem educativa Reggio Emilia, um modelo reconhecido mundialmente que valoriza a criança como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Dentro deste contexto, o ambiente é considerado um "terceiro educador", juntamente com o educador e a criança, desempenhando um papel significativo na criação de experiências educativas ricas e significativas.
Originária das práticas educativas desenvolvidas em Reggio Emilia, na Itália, a mesa de luz tem sido amplamente adotada em ambientes educativos em todo o mundo devido ao seu potencial para promover a exploração sensorial, a criatividade e o pensamento crítico nas crianças.
Ao oferecer uma superfície translúcida e iluminada, a mesa de luz proporciona um espaço convidativo para a investigação e a descoberta, onde as crianças podem explorar uma variedade de materiais e manipulá-los de forma livre e criativa.
Uma das características distintivas da abordagem Reggio Emilia é o cuidado dedicado ao ambiente físico da sala de aula. Cada espaço é projetado e organizado com atenção aos detalhes, proporcionando um ambiente esteticamente atraente e funcional que promove o envolvimento ativo das crianças. Dentro deste ambiente cuidadosamente preparado, a mesa de luz desempenha um papel importante como um recurso versátil e flexível que pode ser adaptado para uma variedade de atividades educativas.
Ao utilizar a mesa de luz, os educadores podem oferecer uma ampla gama de experiências educativas que estimulam a curiosidade, a investigação e a expressão criativa das crianças. Desde a exploração de materiais transparentes e opacos até a criação de padrões e designs, a mesa de luz oferece inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças.
Além disso, a mesa de luz também pode ser utilizada como um recurso para promover a aprendizagem em áreas específicas do currículo, como matemática, ciências e linguagem. Por exemplo, podem usar a mesa de luz para explorar conceitos matemáticos, como padrões e simetria, ou investigar propriedades físicas da luz, como reflexão e refração.
A mesa de luz é mais do que um simples recurso educativo - é uma ferramenta poderosa que apoia os princípios fundamentais da abordagem Reggio Emilia, promovendo uma aprendizagem ativa, significativa e centrada na criança.
Ao integrar a mesa de luz no ambiente educativo, podem criar experiências educativas enriquecedoras que estimulam a curiosidade, a criatividade e o amor pela aprendizagem nas crianças.
Características da Mesa de Luz na Abordagem Reggio Emilia:
1. Estímulo à Exploração Sensorial: A luz suave e difusa da mesa de luz convida as crianças a explorarem diferentes materiais de forma sensorial, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo e percetivo.
2. Promoção da Criatividade: As possibilidades de manipulação e experimentação oferecidas pela mesa de luz incentivam a expressão criativa das crianças, permitindo-lhes explorar cores, texturas e padrões de forma livre e imaginativa.
3. Desenvolvimento da Coordenação Motora: Ao interagirem com os materiais na mesa de luz, as crianças desenvolvem a sua coordenação motora fina, praticando habilidades como pegar, empilhar, desenhar e manipular objetos de diferentes formas e tamanhos.
4. Estímulo ao Pensamento Crítico: A mesa de luz proporciona um ambiente rico em oportunidades para o pensamento crítico e a resolução de problemas, encorajando as crianças a fazerem perguntas, explorarem hipóteses e tomarem decisões autónomas.
Carla Vieira